Mídia Kit, por onde começar?

Muitos blogueiros entram nesse meio por hobby, mas em determinado momento nós, blogueiros começamos a perceber que esse hobby tem tudo para se transformar em um trabalho que gera renda.

Há pouco tempo precisei montar meu mídia kit. Algumas empresas entraram em contato e acabaram solicitando meu mídia kit, mas como o blog é novo eu não tinha e não fazia idéia de o que colocar nele. Foi então que pesquisei, entendi quais as necessidades desse documento.  

O objetivo hoje é conseguir esclarecer as principais dúvidas e ajudar você que precisa de um mídia kit a ter noções básicas de como montar o seu e não perder tempo quanto a profissionalização do seu blog.

Na primeira vez irá exigir uma maior dedicação, mas depois se torna prático. É como quando vamos fazer nosso currículo pela primeira vez, sempre a primeira vez é mais difícil! Mas com as dicas que separei, tenho a certeza que você conseguirá montar seu mídia kit de forma profissional e estará pronta para dar o primeiro passo na busca para a monetização do seu espaço.

 mkcomo nv 

O que é Mídia Kit? Para que serve?

O mídia kit nada mais é que um documento dedicado à apresentação do blog, quem o escreve e serviços prestados a fim de atrair os olhos dos clientes para que anunciem, façam parcerias, permutas, contratos de espaços de publicidade e outros serviços que o blogueiro possa oferecer.

Que informações devo colocar no meu Mídia Kit?

É importante que tenho uma boa introdução. Fale sobre o blog, tipos de postagens – textos, vídeos, frequência de atualização, premiações, enfim, informações importantes referente ao blog.

É muito bacana colocar informações sobre quem escreve o blog. Para quem anuncia é importante conhecer o perfil de quem ele está vinculando sua marca.  

Números de acesso é extremamente importante para quem vai anunciar no blog. O básico para incluir no seu mídia kit é: número de acessos, visitas únicas, pageviews mensais, taxa de rejeição, tempo de permanência. Os números das redes sociais – curtidas em fanpage, seguidores no instagram são indispensáveis e se seu blog tem assinantes é bastante interessante colocar essa informação também.

Algo que não podemos esquecer são as informações sobre o público, pois para quem tem interesse em anunciar no seu blog é de suma importância saber se o público-alvo deles acessa seu blog. Então, não esqueça dos dados da sua audiência como: sexo, idade e escolaridade.

Caso já tenha, ou já teve alguma publicidade no blog fale dela. É muito bacana falar sobre casos de sucesso, mencione os parceiros, projetos e até ações feita por conta própria, como sorteios e concursos culturais.

Não esqueça de um dos objetivos principais do mídia kit os formatos de publicidade do blog. Para falar sobre banner, uma super dica é incluir a imagem do blog indicando a localização espaços disponíveis e suas medidas. Coloque também quais outros tipos de publicidade que você trabalha: publieditorial, patrocínio, inserção de videocast e/ou podcast, cobertura de eventos, permutas, … enfim todos os tipos de serviços que o blog oferece.

E então chegamos ao ponto que todos se perguntam, coloco ou não coloco valores? O que você precisa pensar é o seguinte, quando você entra em um site para comprar algo que não tem o preço e precisa de um cadastro prévio ou precisa entrar em contato para saber os valores, você o faz? Agora se imagine no lugar do cliente…  Quando montei meu primeiro mídia kit eu não coloquei, mas vi necessidade e atualmente essa informação já está lá.

Como devo apresentar meu Mídia Kit?

Se você está profissionalizando seu blog acho importante que seu documento tenha uma boa apresentação. Até porque quando você quer trabalhar como blogueira você precisa ter um ambiente bonito, caprichado. E, um mídia kit bem apresentado é uma forma de mostrar ao cliente a forma como você faz o seu trabalho.

Quando devo fazer meu mídia kit?

Quanto a isso, não acho que exista uma regra. Acredito que a partir do momento em que seu blog já tem um bom conteúdo e bons números de acessos, você já pode providenciar para não ser pega de surpresa como eu fui. Agora, se você está começando e quer ir atrás de parceria para o seu blog e não sabe criar um mídia kit com imagens e tudo mais, nada impede que você escreva um e-mail que coloque algumas das informações citadas acima ao entrar em contato, mas na primeira oportunidade invista no seu mídia kit acredito que esse é o primeiro importante passo para a monetizar o seu blog.

dicasmk

E aí, me conte se esse post foi útil, se você ainda tem alguma dúvida, ou algo não ficou claro é só deixar aqui nos comentários!

Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar nas redes sociais!

Um super beijo,

CamilaCarstenass