Simplificando as Principais Métricas do Analytics

HÁ pouco tempo fiz, um post com dicas de como fazer o seu Mídia Kit – se você não viu o link está no final desse post, e então conversando com algumas gurias sobre esse assunto, começaram a surgir várias perguntas sobre as métricas do Analytics.

Quando fui montar o meu mídia kit, também tive um pouco de dificuldade de entender o que cada métrica significava – elas realmente são um pouco confusas para quem, assim como eu, começou a usar a pouco tempo essa ferramenta. Para entender e conseguir retirar os dados corretos para o mídia kit precisei estudar e pesquisar a respeito para não pegar dados errados. Vou confessar que depois de estudar um pouco sobre o Google Analytics, percebi o quão maravilhosa é essa ferramenta. O Analytics fornece números, porém se você não souber o que significa cada uma das métricas e não souber analisar esses números não te valerão de nada.

No post de hoje, eu resolvi compartilhar algumas informações que simplificaram o entendimento dos dados que o analytics fornece, para mim tem sido maravilhoso, pois tenho conseguido monitorar e entender melhor a minha audiência, além de ser muito mais rápido na hora de buscar as informações para montar ou atualizar o seu mídia kit

Sem Título-1

  • VISITAS: Mostra quantas vezes o site foi acessado, sem levar em consideração a quantidade de pessoas;
  • VISITANTES:  É a quantidade de pessoas que visitaram seu site/blog. Também conhecida como visitantes únicos.

Essas métricas são bastante importantes para nós,, porque nos mostra a audiência do nosso blog/site. Ela mostra se o blog está atraindo novos visitantes, ou se o blog é acessado sempre pelas mesma pessoas.

Exemplo: Uma pessoa acessou seu blog 4 vezes durante o mesmo dia. O Google Analytics computa os dados da seguinte forma: 1 visitante; 4 visitas;

  • PAGEVIEWS: Mostra quantas vezes o site foi visitado.

Essa ferramenta por si só não se consegue ter uma boa análise do comportamento dos visitantes. Para ter informações relevantes quanto ao comportamento uma boa métrica é o Página/Visita. Nele você consegue observar a média de páginas visualizada por cada visita que o blog teve.

  • PORCENTAGEM DE NOVAS VISITAS e VISITAS RETORNANTES: São duas métricas bem importantes pois a primeira apresenta quantos novos visitantes estiveram no seu blog pela primeira vez, isso é um dado importante porque mostra quantas pessoas conheceram seu blog em um determinado período. Já a segunda mostra os visitantes que retornaram blog, importante também, pois conseguimos ter noção do público fidelizado.
  • TAXA DE REJEIÇÃO: É o percentual de pessoas que acessam apenas 1 página do seu blog e não continuam para uma segunda página;
  • INFORMAÇÕES DEMOGRÁFICAS: Apresenta informações como sexo, idade, localização. Importante para saber o perfil do seu público;
  • ORIGEM DE TRÁFEGO: Mostra de onde seu público entra no site. Existem 4 meios, são eles: Tráfego direto: pessoas que acessam digitando o endereço direto; Tráfego de Referência: Mostra os sites de terceiros que levou o visitante a entrar no seu site – incluindo links divulgados em redes sociais; Busca Orgânica: apresenta as palavras chave que trouxeram visitantes para o seu blog atrás de buscadores – Google; Tráfego Pago ou campanhas: apresenta todas as palavras chave que trouxeram visitantes para seu blog através de anúncios do Google AdWords.

Esses são os principais termos e significados que nós, blogueiras, precisamos para gerenciar melhorarmos nossos blogs e criarmos documentos como o mídia kit. Espero ter ajudado um pouquinho, e se você souber algo legal do Google Analytics, não esqueça de compartilhar comigo!!

Beijos, Cá.