Primeiros passos para profissionalizar seu Blog

A cada dia que passa blogs e canais no youtube ganham mais credibilidade, o que os tornam referências em muitas áreas.

Todos os dias surgem milhares de blogs novos e com isso a concorrência automaticamente acontece.  Lembre-se sempre que a concorrência deve ser vista como algo saudável – só ela tem o poder de não nos deixar nos acomodar.

Com tudo isso, estamos sempre na busca de aperfeiçoamento e profissionalização para nossos blogs ou canais, sendo assim reuni aqui, algumas dicas que podem fazer a diferença:

É o endereço do seu blog. O seu domínio personalizado passa profissionalismo, primeiro porque você precisa investir ($$) e ninguém investe em algo que não leve a sério e que não goste. Um domínio próprio – além de um conteúdo de qualidade e otimização de SEO, é um item que auxilia na ampliação do seu alcance, melhora sua visibilidade, torna seu espaço mais confiável.

Dica:

No Brasil, acredito que o local mais conhecido e seguro para o registro do seu domínio é o Registro.br. Ali mesmo você consegue consultar, registrar e fazer o pagamento anual. O GoDaddy é uma outra boa opção e de confiança.

 

Esse é o  primeiro passo para você ter um espaço de qualidade. É a hospedagem que vai garantir segurança, bom desempenho e estabilidade para seu blog.

Dica: Se você ainda não tem – ou tem hospedagem e não está satisfeito eu indico a Hostbite. Eles trabalham com hospedagem de sites e blogs. Você tem uma infinidade de benefícios como: assistência, assistência para migração – caso precise, e-mails ilimitados, até 5 domínios e divulgação eficiente de qualidade e grátis!  Falo isso porque conheço – teve postagem minha que em 24hrs bateu 2.800 views – e antes de usar o serviço, a média de views das postagens nas primeiras 24hrs eram de 250 a 300.

Para mais informações sobre hospedagem com divulgação grátis acesse: https://www.hostbite.com.br

É como se fosse o esqueleto do seu blog. Os elementos do layout são importantes para a navegação. Um bom layout não precisa de muita coisa além de uma barra de menu, um topo para dar sua cara ao blog, uma barra lateral para perfil, redes sociais, arquivo, entre outros e um rodapé que você pode usar para indicar outras postagens relacionadas para seus leitores.

Para esse item, eu só tenho a dizer: menos é mais! Tenha cuidado com a escolha das cores, com a arte e inclusive com o posicionamento e a forma que vai exibir as informações na barra lateral do blog. Um blog com muita informação e cores não adequadas acabam sendo não retendo público.

Dica: Para escolha do Layout/Tema do blog, antes de comprar pesquise, tem muitos modelos lindos, organizados que deixam seu blog bem profissional de graça! O meu blog – eu adoro, e foi tudo feito em casa, inclusive com algumas colegas consegui ajudar a repaginar o blog, só com material grátis disponível na internet!

É através do conteúdo que você vai conquistar os leitores, conseguir parcerias e monetizar – gerar renda com o blog. Então produza conteúdo de qualidade, não faça nada às pressas, capriche nas imagens e use uma linguagem de fácil entendimento.

Dica: Essa é uma dica pessoal que eu gosto muito. Quem me apresentou foi minha mãe – e isso faz muito tempo, mais de 10 anos, o “Dicionário de ideias afins de Herminio Sargentim”. É um dicionário de sinônimos – você pesquisa a palavra e ela te apresenta opções com o mesmo significado para melhor encaixar no seu texto e não repetir palavras próximas uma das outras. Hoje eu não tenho mais esse livro, mas uso muito uma versão on-line chamada: Dicionário de Sinonimos On-line. É uma mão na roda!

E por último, mas não menos importante: Estude, sim, isso mesmo. Estude a respeito de assuntos importantes para o crescimento do seu blog como: otimização de SEO, títulos, formas de divulgação eficiente, entre outros.

Beijos!