Saúde ou Beleza? Qual a sua prioridade?

Há um tempinho atrás, postei o que eu uso para a minhas unhas ficarem grandes e fortes.  (Para ver o post clique aqui) Tempos depois disso, um e-mail recebido alimentou minha curiosidade, digamos assim, de olhar a composição desses produtos. E foi aí que tive a minha maior surpresa! A base que uso para cuidar das minhas unhas e deixá-las fortes e saudáveis, tem ingredientes na fórmula que não fazem bem para minha saúde – o formol e o tolueno.

base-oleos-essenciais

A maior parte da pessoas sabem, mas é sempre importante ressaltar que o FORMOL é tóxico ao entrar em contato com a pele ou em qualquer outra forma de contato – inclusive inalado. E mesmo sendo tóxico, existe uma infinidade de produtos nas prateleiras que contém FORMOL. Hoje, a Anvisa permite que os produtos que contenham FORMOL possam ter no máximo 5%. E para o meu espanto, não é apenas em produtos de beleza que ele é encontrado, você pode encontrá-lo até em desinfetante – sim, aquele que usamos para limpar a nossa casa!

Já o TOLUENO quase ninguém conhece – inclusive eu não sabia que ele é uma substância neurotóxica e está presente em muitas coisas como: esmaltes, cosméticos, agentes de limpeza, tintas, colas, gasolina e até na fumaça do cigarro! O TOLUENO não é cancerígeno, mas em diversos estudos mostra que essa substância é tóxica e com o uso prolongado pode causar dermatite, irritações, alergias. A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária permite que produtos com essa substância contenham a concentração de até 25%.

A Anvisa deveria promover a proteção e a saúde das pessoas, mas se formos analisar, não é bem isso que eles fazem!! Me admiro muito que até hoje, eles não proibiram o uso dessas substâncias nocivas à nossa saúde, ainda!   Sorte a nossa que temos liberdade de ir atrás e escolhermos o que achamos ser melhor para nós! Hoje, graças às facilidades tecnológicas (internet , computadores, Smartphone)  conseguimos ter a informação que quisermos  de forma muito fácil e rápida.

clinique-new-nail-polish-line

.

VOCÊ SABIA QUE: 

  • Em 1995 a IARC – Agência Internacional de Pesquisa em Câncer classificou o FORMOL como cancerígeno e tumorigênico para humanos – e estudos demostraram que também pode ser para algumas espécies de animais.
  • Desde de 2004 a OMS – Organização Mundial da Saúde considera o FORMOL, um agente altamente cancerígeno em qualquer quantidade ou forma de contato.
  • O EPA – Agência de Proteção Ambiental dos EUA mandou o composto para uma avaliação carcinogenicidade da ACGIH, o qual consideraram o FORMOL suspeito de causar câncer nos humanos.
  • A OSHA – Associação de Saúde e Segurança Ocupacional dos EUA considera que o FORMOL é suspeito de causar câncer em humanos.
  • A IARC – Agência Internacional de Pesquisa em Câncer classifica o tolueno no grupo 3 – não carcinogênico, porém é tóxico.
  • O EWG – Environmental Working Group o TOLUENO é classificado como nível 10, em uma escala de toxidade que vai de 0 a 10.

.

O QUE EU QUERO COM ESSE POST?

Com certeza, não é falar: “Nunca mais pinte as unhas!”,  “Nunca mais use fortalecedor!”, “Jamais alise o cabelo!” ou “Nunca mais use desinfetante!” Não, não é isso!!!  O que eu quero é conscientizar. A informação está aí, só não vê quem não quer! Em uma pesquisa rápida na internet você consegue tantas informações, tantos casos de pessoas que tiveram problemas com esses compostos que você vai perceber que o que estou falando não é bobagem!

Hoje, no mercado existem muitos produtos que não agridem a nossa saúde e cumprem o que prometem. Quero mostrar que podemos continuar alisando os cabelos, cuidando das unhas, da nossa casa sem nos expor à riscos.  Quero mostrar que podemos cuidar da saúde e da auto-estima de maneira segura. Inclusive já não uso mais a base, por questão de escolha. Quem tiver alguma indicação, por favor, deixe-me aqui nos comentários!

 

ALERTA: 

Vocês conhecem aquela receitinha em que falam que acrescentar algumas gotinhas de formol no esmalte para fortalecer as unhas? NÃO façam isso!! Os esmaltes que contém FORMOL, já estão no limite máximo permitido, você acrescentando mais, estará se prejudicando! Existem outras formas de ter uma unha linda!!

 

Eu sempre me preocupei com a minha saúde e meu bem estar! E, você? Até onde vai em nome da Beleza?

Um Beijo e até mais, Cá.

Comentários

comentários

error: Content is protected !!