Descubra o que é mito e o que é verdade sobre Estrias.

As estrias podem ser brancas, vermelhas, pequenas ou grandes, porém, elas causam desconforto e insegurança nas mulheres.

A maioria dos homens não sabe o que é, já as mulheres deixam de vestir uma roupa mais curta, para evitar que as estrias fiquem a mostra. Conforme a Associação Brasileira de Dermatologia (SBD), mais da metade das brasileiras se queixam das estrias e 70% considera o risquinho (brancos ou avermelhados) como um grande problema estético.

Para entendermos realmente sobre estrias é preciso saber o que ocorre na nossa pele – para isso precisamos da ajuda de um especialista, e o principal precisamos buscar informações verdadeiras com relação as estrias – que hoje são vistas pela maioria das mulheres como um problema.

Consultei a Dra. Juliana Toma, médica dermatologista de São Paulo, que respondeu algumas dúvidas sobre estrias deixando claro se são VERDADE ou MITO.

Coçar a pele dá estrias? MITO

Na verdade a coceira acontece devido a diversos fatores, por exemplo, se existe estiramento agudo da pele é possível aparecer estrias, além disso, a coceira pode ser sintoma de que a estria está se formando.  Nesta situação o que causa a coceira é o estiramento da pele.

Usar cremes hidratantes ajuda a prevenir estrias? VERDADE

O hidratante não impede que você tenha estrias, porém, uma pele hidratada tem menor chance de desenvolvê-las.

Tomar sol elimina estrias? MITO

As estrias brancas são atróficas, mas são mais claras que a pele normal. No bronzeamento a pele irá pigmentar e aumentar o contraste com as estrias brancas.

Já as avermelhadas são cicatrizes recentes que pode ter coloração e pode ficar mais escura mais que a pele, portanto, abuse do protetor solar.

Estrias vermelhas são mais fáceis de tratar. VERDADE

As estrias vermelhas são recentes, portanto, o tecido ainda apresenta fibra elástica que permite o recondicionamento rápido e a diminuição dos espaços entre os sulcos.

Ao fazer um tratamento com peeling combinados ou como a carboxiterapia, ele é útil para estrias recentes, sendo os resultados mais eficazes.

Se a pele esticar demais, as estrias aparecem. VERDADE

As estrias são decorrentes do rompimento das fibras de elastina e colágeno, que ficam na derme. Quando tem o estiramento rápido, sem que haja tempo suficiente para que a pele se acostume à nova forma.

Passar óleo de amêndoas no corpo previne estrias? MITO

Conforme especialistas o óleo de amêndoas puro não entra na pele ressecada. A pele ressecada precisa de um emoliente à base de água, não de óleo, assim evita o ressecamento da pele garantindo uma barreira impermeável que impede a desidratação, mas que não possui poder de causar elasticidade à pele.

Só as mulheres sofrem com o problema. MITO

Normalmente as mulheres são as que mais sofrem com o problema, porém, os homens também podem apresentar, sendo, a taxa de incidência é mais baixa, cerca de 25%.

Engordar e emagrecer, o famoso efeito sanfona, causa estrias? VERDADE

Quando a pessoa engorda a pele é distendida e forçada ao limite da elasticidade, entretanto, quando alguém emagrece o tecido afrouxa e deixa as marcas de estriamento.

Para entender ele funciona como bexiga, ou seja, mesmo cheia quando é esvaziada, não tem a mesma elasticidade.

Hormônios têm papel fundamental em relação às estrias. VERDADE

O estrogênio gera um processo chamado catabolismo, que degrada a elastina. Sendo assim, a pele perde toda a elasticidade.

E se ainda ficou com alguma dúvida, deixa aqui embaixo nos comentários!

 

Comentários

comentários

error: Content is protected !!