Detergente Enzimático: Um produto primordial para a limpeza eficiente nos salões de beleza

A grande maioria das pessoas que fazem as unhas em salão de beleza não fica atenta quanto a limpeza e conservação dos instrumentos que são utilizados para esses fins, mas essa é uma preocupação que todos nós devemos ter.

Eu, sempre levei meus esmaltes. Ninguém tira da minha cabeça que eu posso pegar uma doença, alergia, micose ou qualquer outra coisa, passando o mesmo pincel que outra pessoa usou – quem me garante que aquele pincel não encostou em um famoso “bife” e depois disso foi parar lá dentro do vidrinho cheio de esmalte e contaminou todo o conteúdo? Pode parecer frescura, mas conhecendo um pouco mais do assunto, temos a certeza de não ser frescura.

Em muitos salões – principalmente quando eu não conheço, levo além do esmalte, palito, espátula, alicates e lixas pelo simples fato de não saber como é feito o processo de higienização dos instrumentos, e também porque já vi diversas manicures não usarem lixas e/ou palitos descartáveis. Então, já deixo claro que se for para usar algum desses não descartáveis, que sejam os meus.

Porém mesmo com esses cuidados precisamos ficar atentas a alguns detalhes, principalmente quando os instrumentos utilizados são esterilizados no salão. O processo de esterilização serve para a eliminação total de todos micro-organismos presentes nos instrumentos, tais como: fungos, bactérias, vírus e resíduos orgânicos (unha,pele,sangue) deixando-os limpos e seguros para serem reutilizados.

vc sabia deter

Atualmente, os salões fazem a limpeza de seus instrumentos através de um processo muito comum que é lavar os instrumentos e depois colocá-los na autoclave. Porém isso não garante 100% de descontaminação se feito de forma errada! Muitos lugares ainda usam detergente líquido comum e, é essa a falha do processo que acaba transmitindo doenças às pessoas. Para limpeza de instrumentos de manicures – e também pinças de sobrancelha, é necessário mais que um simples detergente. Muita gente não sabe e, inclusive eu não sabia, mas a esterilização só é efetiva, quando no processo for utilizado na primeira etapa o detergente ENZIMÁTICO.

detergente

O detergente enzimático é um produto muito importante no processo de limpeza dos alicates, pois só ele tem o agente químico necessário para “soltar” os resíduos “orgânicos” dos instrumentos, proporcionando assim, limpeza 100% dos instrumentos e garantindo a segurança e bem estar dos clientes e profissionais.

Quando um instrumento limpo com detergente comum vai para autoclave, esse, não está limpo por completo, pois o detergente comum tira a sujeira comum! O instrumento na autoclave sem a limpeza correta, só vai fazer a esterilização (matar fungos e bactérias) o que solta os resíduos orgânicos impedindo contaminação por doenças transmitidas pelo sangue é o Detergente Enzimático.

Em decorrência disso o perigo não é só para os clientes, os profissionais da área também correm o risco de se contaminarem. Infelizmente a grande maioria dos Salões não fazem este procedimento e o índice de contaminação é grande, vemos isso através dos altos índices de Hepatite.

Talvez seja por falta de informações quanto a importância do uso desse produto, ou dificuldade de encontrar o detergente enzimático que muitos salões ainda não são adeptos ao uso e utilizam o detergente comum, porém, a função do detergente comum não é eliminar bactérias, vírus ou micoses, a função real do detergente comum é limpar resíduos orgânicos.

autoclave

É mais que nossa obrigação, é nosso direito como consumidor saber qual é o processo e qual o produto utilizado para a limpeza dos instrumentos que serão usados em nós, então não tenham vergonha de perguntar! Às vezes, o salão nem sabe que existem produtos específicos para isso, dessa forma você pode contribuir para que a informação correta chegue onde é preciso!

OBS: Quem quiser saber como é feito o procedimento de limpeza usando o detergente enzimático, clique aqui.

Atualmente tenho feito minha unha em casa, uso um produtinho para cutícula que só com a espátula já sai tudo e depois que comecei a usar nem tenho mais tanta cutícula, então consigo fazer em casa!!!

E você, me conte, você conhece o procedimento de limpeza e esterilização do salão que você frequenta?? Eles usam o que para limpar os instrumentos? Ou faz a unha em casa igual eu?

Beijos, Cá

CamilaCarstenass

Comentários

comentários

error: Content is protected !!