Como amenizar as machas do Melasma

O melasma é um dos motivos que mais leva pessoas aos dermatologistas, inclusive eu.

Há alguns anos que batalho contra o melasma, no sentido de suavizar a mancha – meu melasma fica na região central da testa e vai ate a raiz do cabelo – infelizmente não tenho fotos porque simplesmente eu não me sinto confortável tirando fotos sem maquiagem, e isso de não se sentir confortável é muito mais comum do que eu pensava, a dermatologista me disse que é muito comum, inclusive muitas pessoas tem a auto-estima e as vezes até a vida social comprometida pelo fato de ter essas mechas escurecidas no rosto, pescoço e colo.

O Melasma não tem cura, mas tem tratamento a fim de amenizar o problema. Basicamente o tratamento consiste em proteger das luzes naturais ou não, tratar – com ácidos, lazers e dermocosméticos e hidratar a pele;

Aproveitando a estadia no Brasil fui em uma nova dermatologista em Florianópolis a qual está me ajudando a suavizar o melasma e me deu uma série de indicação do fazer para alcançar meu objetivo que é melhorar a aparência do melasma.

Usar protetor solar; Até aqui não temos nenhuma novidade, mas o protetor solar para quem tem melasma deve ter algumas características importantes para o cuidado das manchas, como:

  • O protetor solar deve conter proteção UVA + UVB e, sempre com FPS maior que 50;
  • Deve ser colorido; Para proteger a pele da luz (solar e visível) é necessário que o protetor contenha pigmentos (tipo maquiagem). O motivo é simples: somente esses pigmentos tem a capacidade de fazer com que as luzes não cheguem a pele.

DICA: A Dermatologista ainda me deu uma dica caso eu não gostasse do protetor solar com cor, que eu aplicasse durante o dia algumas vezes um pó compacto no rosto, assim teria o mesmo efeito;

Incluir no tratamento do melasma medicamentos por via oral com substância como tranexâmico que tem como principal função bloquear estímulos negativos que provocam ou acentuam o melasma; É importante que o uso de medicamento seja acompanhado por um médico;

Tratar vasos sanguíneos que geralmente estão aumentados na região onde esta o melasma; O Tratamento geralmente é feito com laser que tratam pigmentos castanhos e geralmente é necessário várias sessões para que se consiga eliminar o acumulo de melanina; Para esse tratamento é importante a avaliação e o acompanhamento com especialista.

Hidratar sempre a área do melasma com dermocosméticos específicos e também usar ativos calmantes e antiinflamatórios principalmente quando está fazendo uso de ácidos clareadores como os populares claquinona ou tri-luma. O uso desses produtos podem irritar, deixar a pele vermelha e causar escamação induzindo assim uma maior produção de melanina tendo efeito contrário e aumentando o melasma.

Eu tenho seguido as dicas e também usando os remédios e dermocosméticos indicados todo santo dia e estou bem feliz, pois, tenho visto melhoras a cada dia e, se eu posso deixar um conselho é não esqueça nenhum dia de nenhum dos passos da sua rotina, só assim você vai conseguir amenizar essas machinhas chatas.

Se você tiver alguma dica de cuidados com o melasma deixa nos comentários!

 

Comentários

comentários

error: Content is protected !!